Relatório de transparência e igualdade salarial entre mulheres e homens
O Relatório de Transparência Salarial é um documento, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, cujo objetivo é verificar a existência de diferenças salariais entre mulheres e homens que ocupam o mesmo cargo e apresentam iguais produtividade e eficiência.
A base para a análise e comparação dos dados disseminados no Relatório de Transparência Salarial, é a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). A CBO estrutura as ocupações do mercado de trabalho em grandes grupos, famílias e subfamílias, proporcionando uma categorização ampla que serve de referência para o levantamento de dados sobre emprego e salários no país.
Entretanto, a CBO não leva em consideração os diferentes níveis de maturidade existentes nas funções, ou seja, profissionais Juniores, Plenos, Seniores, Especialistas são agrupados todos dentro da mesma CBO, o que pode levar, consequentemente, a comparações desbalanceadas e com vieses.
Outro ponto importante a ser destacado é que, conforme descrito, a CBO é uma categorização ampla das ocupações, o que significa que, não há CBO para todos os cargos existentes, logo, diversos cargos que apresentam de fato complexidades diferentes, acabam compartilhando a mesma CBO e são, portanto, comparados equivocadamente.
Por esses motivos, entendemos que há oportunidades de ajustes na metodologia de cálculo da Igualdade Salarial levando em consideração alguns parâmetros:
Comparar profissionais que tenham o mesmo nível de carreira: juniores com juniores, plenos com plenos, seniores com seniores e assim por diante.
Comparar os profissionais por cargos e famílias técnicas semelhantes e não por CBO, uma vez que uma estrutura de remuneração é desenhada olhando os cargos e não os grandes grupos de CBOs.
Considerar os dados salariais mais atuais possíveis (o relatório de Transparência Salarial traz dados da base histórica do ano de 2022)
Usando esses critérios acima, os nossos resultados internos para uma análise de igualdade salarial entre mulheres e homens, utilizando os mesmos indicadores definidos no Relatório de Transparência e Igualdade Salarial, são:
Sendo:
Salário mediano contratual: é o salário que fica no centro da amostra quando organizamos os salários nominais dos colaboradores de cada grupo de forma crescente e, desta forma, metade dos salários da amostra estão abaixo deste valor e metade dos salários da amostra estão acima deste valor.
Remuneração média: é o salário recebido no mês pelos colaboradores de cada grupo considerando-se todas as remunerações (como por exemplo horas extras e adicionais) e também os descontos (como por exemplo descontos de benefícios, inss e imposto de renda).
Em cumprimento da determinação legal do art. 5º da Lei nº 14.611/23 e de nosso compromisso acerca da igualdade salarial independentemente de gênero, cor ou raça, apresentamos em anexo nosso Relatório de Transparência, referente ao 1º semestre de 2024. Ressaltamos que os dados do Relatório se basearam nas medianas e médias salariais e quadro de colaboradores de 2022 e não na atual realidade da empresa. Sem prejuízo, as conclusões levam em consideração grupos de CBO's e não a comparação entre pessoas na mesma função.
Clique nos links abaixo para fazer download:
Fretebras - Relatório de Transparência e Igualdade Salarial