Se você trabalha com transporte de cargas, já deve ter ouvido falar sobre a Revalidação Ordinária do RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas), certo? Será que você fez tudo certo e está pronto para continuar transportando sem problemas com a lei?

Bora bater um papo descomplicado sobre esse assunto! Vamos te ensinar a fazer a consulta dos seus dados e saber como está a sua situação. Se encontrar pendências na Revalidação Ordinária do RNTRC, não se preocupe. Também vamos mostrar como resolver a situação para você seguir seu trabalho com tranquilidade!

O que é Revalidação Ordinária RNTRC?

A Revalidação Ordinária é um tipo de atualização dos dados cadastrais dos transportadores e dos veículos registrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas. 

Estamos falando de um cadastro obrigatório para quem trabalha com transporte de cargas no Brasil. Esse procedimento de Revalidação Ordinária é importante para manter todos os dados em dia.

Como funciona?

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é quem cuida da Revalidação Ordinária. Existem três categorias de transportadores que devem ficar atentas à regularização dos dados:

  • Transportador Autônomo de Cargas (TAC);
  • Empresa de Transporte de Cargas (ETC);
  • Cooperativa de Transporte de Cargas (CTC). 

O que você precisa fazer agora?

Se você estiver em uma dessas categorias (TAC, ETC ou CTC), precisa consultar como está a sua situação. Para fazer isso, acesse a consulta pública da ANTT.

Caso o seu status apareça como ATIVO, tudo certo. Isso significa que a Revalidação Ordinária ocorreu com sucesso!

E se tiver pendências na Revalidação Ordinária?

Se, ao fazer a consulta pública, você se deparar com um dos seguintes status, atenção:

  • Suspenso;
  • Suspenso cautelarmente;
  • Vencido;
  • Cancelado.

A reativação do Registro (RNTRC) pode ser feita de duas maneiras: acessando gratuitamente o RNTRC digital ou comparecendo a um ponto de atendimento da categoria do transportador (TAC, ETC, CTC).

Agora, você já sabe o que é a Revalidação Ordinária RNTRC. É importante fazer a consulta e resolver qualquer irregularidade o mais rápido possível. Assim, você evita dor de cabeça e pode continuar carregando, frete atrás de frete. 

Por falar nisso, se quiser mais oportunidades de transporte, acesse a nossa plataforma. Tem milhares de oportunidades esperando por você!

 

Compartilhe: