Dinheiro é bom e todo mundo gosta! O problema é que, sem um bom trabalho de gestão e finanças para transportadoras, o seu negócio pode ir por água abaixo. Mas, se depender da Fretebras, isso não vai acontecer. 

Vamos compartilhar dicas valiosas que vão deixar suas contas no azul e sua empresa no caminho certo. Antes de mais nada, vamos entender por que esse assunto é tão importante. 

Imagina só você dirigindo um caminhão sem saber o destino? Um tiro no pé! Com as finanças da sua transportadora é a mesma coisa. Se não tiver um controle legal, pode acabar batendo de frente com problemas sérios. Então, bora entender como deixar tudo em ordem!

Benefícios da gestão correta para transportadoras

Manter as finanças da sua transportadora na linha traz uma série de vantagens. Primeiro, você consegue ver para onde está indo o seu dinheiro e quais processos são possíveis  serem otimizados. Isso vale tanto para economizar quanto para fazer com que você lucre mais.

Com isso, é muito mais fácil evitar dívidas (incluindo o risco da temida falência) e até diminuir seus custos e despesas. 

E olha que não para por aí, não! Com uma boa gestão e otimização de finanças, dá até para investir em coisas que vão fazer sua transportadora crescer ainda mais. Estamos falando em aumentar seu faturamento de forma sustentável, utilizando seus recursos da melhor maneira possível. Legal, né?

10 práticas de gestão e finanças para transportadoras

1. Planejamento financeiro

Essa prática é como o mapa que guia sua jornada. Você precisa planejar onde quer chegar e como vai fazer para ir até lá. O processo envolve:

  • Definir metas financeiras;
  • Estimar receitas e despesas;
  • Traçar estratégias para alcançar seus objetivos. 

Um bom planejamento financeiro leva em conta fatores como sazonalidade, flutuações de mercado e investimentos necessários.

2. Fluxo de caixa atualizado

O fluxo de caixa está relacionado ao sucesso do seu negócio. É nele que você registra o que entra e o que sai da conta da sua transportadora. Assim, você pode acompanhar de perto a saúde financeira da sua transportadora. 

Manter o fluxo de caixa atualizado te dá uma visão clara de quanto dinheiro está entrando e saindo. Isso facilita a tomada de decisões e evita surpresas desagradáveis.

Acesse nosso webinar e aprenda como calcular e controlar o fluxo de caixa de uma transportadora!

3. Sistema de gestão 

Um sistema de gestão eficiente é como ter um assistente pessoal para cuidar das finanças da sua transportadora. Ele automatiza processos, organiza informações e gera relatórios detalhados que te ajudam a entender melhor o desempenho do seu negócio. 

Escolha um sistema que atenda às necessidades da sua empresa e que seja fácil de usar para toda a equipe. Para isso, separamos o melhor do mercado para te indicar: o TMS Fretebras.

Com essa ferramenta, todas as informações da sua empresa são centralizadas, tornando a gestão mais eficiente, precisa e inovadora. Adeus às planilhas e anotações! A ideia é ter uma ferramenta sempre à mão para ajudá-lo a tomar decisões e gerenciar seus processos a qualquer hora e em qualquer lugar.

Algumas maneiras pelas quais o TMS pode ajudar sua empresa incluem:

  • Gerenciamento de cadastros de motoristas, veículos e empresas;
  • Relatórios de entregas;
  • Gestão de pedidos e ordens de carregamento;
  • Emissão de documentos de transporte (CT-e, MDF-e, CIOT, averbação de seguro de carga);
  • Relatórios de lucro por operação, cliente e viagem;
  • Gestão de contas a pagar e contas a receber;
  • Envio de faturas, controle de pagamento de motoristas e fornecedores.

Entenda como o TMS Fretebras funciona!

4. Atenção aos limites de crédito

Pode ser necessário usar o crédito para cobrir despesas inesperadas no transporte de cargas ou mesmo aproveitar uma nova oportunidade de negócio. A dica é que você entenda se o limite, o tipo de produto de crédito e se a taxa se adequam ao seu fluxo de caixa e sua operação. O uso de crédito de forma planejada pode ser uma grande alavanca financeira para que sua transportadora.

Nós, da Fretebras, sabemos dos desafios de lidar com prazos de pagamento cada vez mais longos por parte dos embarcadores. Também sabemos da necessidade de ter dinheiro em caixa para arcar com os custos do frete, como a contratação de autônomos. Sendo assim, te apresentamos o Crédito Fretebras.

Essa é a solução ideal, exclusivamente para o pagamento de fretes. Estamos aqui para te ajudar a gerenciar todo o fluxo financeiro em sua jornada de transporte, oferecendo crédito de forma segura e conveniente.

O Crédito Fretebras apresenta uma proposta única no mercado. Com ele, você tem acesso a recursos antecipados para o pagamento de fretes aos caminhoneiros que utilizam a conta digital Fretebras. Dessa forma, fortalecemos ainda mais o vínculo ao longo da jornada de transporte. Quer saber mais? Chama no zap!

5. Adequação tributária correta e otimizada

Entender quais impostos incidem sobre suas operações é muito importante. Isso pode ser tão relevante a ponto de tornar uma operação lucrativa ou causar prejuízo.

Então, procure saber desde o enquadramento do regime tributário correto para o porte e tipo do seu negócio, passando pelos impostos que podem incidir sobre a venda do serviço de frete (PIS, COFINS, ISS e ICMS). Considere também as isenções, créditos e simplificações no modelo de recolhimento. 

Para tanto, seu contador tem o papel fundamental de analisar sua operação e propor a configuração mais adequada ao seu negócio. 

6. Separação das despesas pessoais e empresariais

Essa é uma regra básica, mas muitas vezes esquecida. Misturar as despesas pessoais com as despesas da empresa só complica as coisas. Por isso, mantenha contas bancárias separadas, use cartões de crédito distintos e registre todas as transações de forma clara e organizada. 

A prática não apenas facilita o acompanhamento das finanças da sua transportadora, mas simplifica o processo de contabilidade e evita problemas fiscais. Manter essa separação de contas é fundamental para garantir a saúde financeira do seu negócio e evitar complicações legais.

7. Organização dos arquivos financeiros

Uma boa organização dos arquivos financeiros é fundamental para evitar dor de cabeça no futuro. Mantenha todos os documentos relacionados às finanças da sua transportadora em ordem e de fácil acesso. 

Isso inclui notas fiscais, comprovantes de pagamento, contratos e qualquer outro documento relevante. O TMS também te ajuda na gestão da documentação.

8. Contador de confiança

Ter um profissional especializado em contabilidade para transportadoras é como ter um guia experiente te mostrando o caminho certo. Ele vai te ajudar a entender as complexidades do sistema tributário, evitar problemas com o fisco e encontrar oportunidades de economia.

9. Análise dos custos

Conhecer detalhadamente os custos do seu negócio é essencial para identificar oportunidades de economia e maximização de lucros. Então, analise regularmente seus gastos com combustível, contratação de motoristas terceiros, manutenção da frota, salários e outras despesas para encontrar áreas onde é possível cortar custos sem comprometer a qualidade dos serviços.

Deu para ver como é importante cuidar direitinho da gestão e finanças da sua transportadora, né? Com essas dicas na manga, você vai conseguir manter tudo nos trilhos e fazer sua empresa crescer cada vez mais. Então, bora colocar em prática e ver os resultados chegarem!

Para facilitar sua vida (e toda a operação da sua transportadora), use agora mesmo o TMS Fretebras!

 

 

Compartilhe: