A capital paulista é a cidade que mais movimenta fretes rodoviários no Brasil. Os fretes em São Paulo tiveram aumento de 17% entre 2023 e 2022. Esse dado é da Frete.com, a maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul. 

Em 2023, foram 13.743 fretes movimentados com origem e destino dentro do próprio município. Isso equivale a um aumento de 17% em relação a 2022, quando a plataforma registrou 11.775 fretes. 

Ainda de acordo com a Frete.com, a região Sudeste é a que mais movimenta cargas no Brasil. Foram mais de 10 milhões de fretes analisados em cerca de 6 milhões de rotas diferentes em todo o país.

Rotas que mais registraram fretes

Depois da rota São Paulo – São Paulo, a que mais registrou fretes em 2023 foi entre os municípios de Vespasiano (MG) e São Paulo. Tivemos 12.361 de fretes nesse trecho, o que corresponde a 10% a mais do que no ano anterior (11.285). 

A rota entre Arcos (MG) e Piracicaba (SP) aparece na sequência, com 11.414 fretes em 2023. O número representa um aumento de 42% em relação a 2022, quando foram registradas 8.033 cargas. 

Em seguida, destacamos a rota entre Vespasiano (MG) e Guarulhos (SP): 10.075 fretes em 2023 contra 7.687 em 2022, aumento de 31%. 

Então, as rotas campeãs de frete foram:

  • São Paulo e São Paulo
  • Vespasiano (MG) e São Paulo
  • Arcos (MG) e Piracicaba (SP)
  • Vespasiano (MG) e Guarulhos (SP)

O número de fretes vem se mantendo alto na plataforma da Frete.com nos últimos anos. Isso porque o transporte de cargas segue as altas produções de diversos setores que movimentam a economia brasileira. 

Além disso, o movimento também demonstra que as empresas de transporte estão utilizando cada vez mais a tecnologia para ter mais ganhos. 

Então, a Frete.com decidiu trazer mais tranquilidade para quem precisa de transporte. Ela está investindo bastante em segurança para que tanto empresas quanto motoristas possam desempenhar os seus trabalhos sem se preocupar com fraudes. 

Construção civil movimentou os fretes

A principal rota do estudo da Frete.com (São Paulo x São Paulo) é composta, em sua maioria, por fretes de industrializados (36%). Já todas as outras são fretes do setor da construção civil, com destaque para o cimento (mais de 90% de representatividade). 

De janeiro a junho de 2023, o Brasil produziu 33 milhões de toneladas de cimentos. Só em Minas Gerais, de onde saíram as cargas registradas pela Frete.com, foram pouco mais de 10 milhões. 

O setor teve um registro de 62 milhões de toneladas vendidas e a tendência para 2024 é que sejam 63,1 milhões. Isso significa 2% a mais do que em 2023. Naturalmente, os fretes têm direção às cidades de São Paulo, já que ele é o estado com mais pessoas e mais volume de construções. 

São Paulo foi o estado que mais gerou empregos na construção civil em 2023, ficando consolidado como ponto focal para oportunidades de trabalho e investimentos no setor. 

Só na construção de edifícios foram mais de 25 mil novos empregos. Isso reflete a expansão contínua e a demanda por novos empreendimentos na região.

Viu que os fretes em São Paulo movimentam o transporte de cargas no Brasil, né? Muito da produção nacional ganha as estradas da capital paulista. Mas, independentemente do ponto de partida ou destino da sua carga, nós temos a solução. Segurança antifraude e antiroubo é com a inteligência artificial da Frete.com

Experimente agora!

 

 

 

Compartilhe: