Encontrar soluções para driblar os obstáculos de custo que as empresas transportadoras e os caminhoneiros autônomos enfrentam é algo desafiador. Primeiro, é preciso lidar com as diversas taxas, os impostos e os custos variáveis que estão fora do controle da empresa, para composição de um preço justo, que esteja dentro da média do mercado.

Em seguida, a companhia precisa trabalhar para reduzir os riscos e os demais problemas de transporte que enfrenta em sua operação, sendo um dos maiores carga parada em doca.

A falta de otimização dos processos e de soluções rápidas que permitam que o transportador dê fim a essas dificuldades acaba por causar prejuízos financeiros, deixando a empresa menos competitiva no setor e reduzindo as possibilidades de crescimento.

Você também enfrenta esses desafios no seu dia a dia? Continue lendo e descubra como podemos ajudar a resolver esse problema de carga parada.

O auxílio da tecnologia na solução de problemas de transporte

A tecnologia vem se mostrando cada vez mais presente na área de logística, principalmente quando falamos de transportes. Hoje, já existem diversas soluções de monitoramento que permitem reduzir os riscos de roubos durante os transportes e, ajudam a diminuir perdas relacionadas ao consumo de combustível e à utilização do veículo.

A coleta de dados para o auxílio do controle de custos ficou mais robusta, e os embarcadores, agora, podem acompanhar todo o trajeto da carga, sem a necessidade de solicitar informações à transportadora.

Além disso, já estão surgindo soluções relacionadas ao transporte autônomo, de modo a reduzir ainda mais os custos e deixar os fretes mais seguros.

Gaps de comunicação

Porém, ainda há um gap que afeta grande parte das empresas, tanto as transportadoras quanto as embarcadoras. Seja a indústria, comércio, distribuidor ou o produtor rural, em algum momento da operação, precisam de uma resposta rápida a uma necessidade de frete específica.

Pode ser para transporte em uma região fora do fluxo comum, para algo além de sua demanda, para alguma carga pequena, ou ainda para uma situação muito urgente, havendo a necessidade de solicitar cotações de frete. Muitas vezes, esse frete tem valor elevado, o que onera a operação do embarcador.

Já para as transportadoras, o problema de transporte está relacionado à impossibilidade de uma maior otimização do caminhão, proporcionada pela dificuldade de encontrar fretes que complementem o volume do veículo para a viagem; ou à carga parada na doca da empresa, por falta de caminhões para transportá-las.

Além disso, elas ainda podem enfrentar outro tipo de dificuldade. Se surgir uma oportunidade de serviço fora da zona de atuação, pode não ser possível atender à demanda, por não haver veículos disponíveis. A falta de flexibilidade da operação resulta em perdas de faturamento.

Conexão com as demandas do mercado

Para resolver esse problema, nós da Fretebras criamos uma ferramenta que consegue combinar as necessidades das transportadoras, que querem otimizar ao máximo o atendimento das demandas, quanto dos caminhoneiros autônomos, que desejam otimizar seus veículos.

A plataforma funciona da seguinte forma: se você é transportadora com carga parada em determinada região, basta anunciar o frete no site. Os caminhoneiros que estão próximos a localização da coleta terão acesso ao anúncio da demanda e, caso possam atender ao transporte em questão, irão entrar em contato com você para fechar o serviço.

A transportadora pode também visualizar os veículos disponíveis que estejam próximos do local de coleta da carga, e entrar em contato com o motorista, de acordo com o tipo de caminhão que precisa para cada frete, aumentando a flexibilidade de sua operação, visto que não fica dependente apenas de sua frota para prestar o serviço de transporte.

As vantagens que a consulta de fretes pode trazer ao seu negócio

Utilizar a consulta de cargas pode trazer diversas vantagens, seja você o transportador, o caminhoneiro autônomo, ou embarcador. Entenda a seguir.

Otimizando o atendimento das demandas

Com a nossa plataforma, a transportadora não perde mais oportunidades de atendimento das demandas de frete, pois, sempre que houver uma mercadoria que exceda sua capacidade de operação com frota própria, ou que esteja em uma localidade fora das suas rotas convencionais, ela poderá anunciar a carga, e verificar se algum caminhoneiro autônomo está disponível no local de coleta.

Agilidade nas entregas

A solução que oferecemos no mercado tem a vantagem de agilizar os processos de entrega. Muitas vezes, os embarcadores tem cargas a serem entregues com urgência, e a transportadora ainda precisa entrar em contato com cada um dos caminhoneiros da sua rede e aguardar resposta de sua disponibilidade.

Na plataforma, basta que a transportadora anuncie a necessidade de frete para conseguir uma resposta rápida, deixando todo o processo mais ágil e  seus clientes mais satisfeitos.

Diminuindo custos, perdas e a manutenção de frotas

Quando uma transportadora não utiliza frota própria, mas terceiriza o veículo e a mão de obra, diversos custos podem ser reduzidos. Ela não precisará gastar com as manutenções preventivas, não terá a necessidade de enfrentar a burocracia de documentação para os veículos, nem contratar motoristas com carteira assinada.

Por consequência, não haverá a necessidade de uma grande equipe, pois a carga de trabalho será mais simplificada. Nesse sentido, as perdas também serão reduzidas, pois, sem frota própria, não é preciso pagar pela depreciação e nem pelo seguro de cada veículo.

Todos esses problemas de transporte enfrentados diariamente pelas transportadoras podem ser solucionados de forma simples, rápida e eficaz, sem perder qualidade de serviço, deixando os clientes ainda mais satisfeitos, tendo um alcance maior e a operação mais flexível.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: